É a especialidade que cuida da primeira fase de formação e desenvolvimento dos dentes e dos complexos da boca e face.
Deve iniciar desde o nascimento dos primeiros dentes, devendo ser escovados pelos pais e/ou responsáveis após as mamadas e/ou alimentação durante todo o desenvolvimento infantil até por volta dos sete anos. Após esta fase, a criança ainda necessita de supervisão de um adulto. O odontopediatra orientará quanto:
Os açúcares orgânicos são de qualquer forma, como doces, refrigerantes, gomas de mascar, chás, achocolatados, balas, mel e outros, atrativos para a cárie. Escove os dentes logo após cada refeição
Os primeiros dentes de leite nascem por volta dos 6 meses de idade e os primeiros dentes permanentes por volta dos 6 anos. Os primeiros molares permanentes nascem depois do último molar de leite e não substituem nenhum de leite, merecendo assim, atenção especial com a escovação.
Os dentes de leite têm estruturas semelhantes aos dos dentes permanentes e necessitam dos mesmos cuidados. Lesões grandes de cárie podem afetar o canal do dente de leite ou até mesmo causar sua perda, o que afetará o espaço para o futuro dente permanente. Se a cárie for muito extensa, deve-se tratar o canal do dente de leite, afim de eliminar o foco de infecção e permitir que ele cumpra o seu papel até a erupção do dente permanente.
A criança que visita o odontopediatra, regularmente, terá menor probabilidade de desenvolver lesões de cárie, e caso haja necessidade de intervenção, será mais tranquila, evitando traumas futuros.