É o tratamento de canal. O dente é um órgão oco e na parte interna tem nervo e sangue. Quando as bactérias da cárie vão destruindo o dente e chegam nessa parte oca, elas contaminam o sangue e “matam” o nervo, o que pode ser doloroso ou não. Quando isto acontece, precisamos limpar esta cavidade, retirando o nervo e o sangue contaminado e preenchendo o vazio que ficou com uma pasta. Uma batida forte no dente também pode “matar” o nervo, precisando assim também fazer o tratamento.
Bactérias (bichinhos) da cárie chegando na parte interna do dente, contaminando nervos e sangue;
Retirada material contaminado;
Preenchimento com pasta da cavidade Se não tratado, haverá a formação de lesão (abcesso) na ponta do dente, ocasionado sua perda ou podendo espalhar infecção pelo corpo.
Com o advento de novas tecnologias e novos anestésicos, é possível fazer o tão temido canal em uma única sessão. Antigamente o processo era demorado, com muitas idas e vindas do consultório odontológico, horas com a boca aberta e muita dor e incomodo. Com o preparo automatizado dos canais do dente e com um outro aparelho que mede o comprimento dos condutos, o tratamento passou a ser muito mais rápido e indolor.